Mario Kempes

Mario Kempes

Curiosidades

15/07/2020
 

Hoje é aniversário de Mario Kempes, atacante argentino campeão do mundo em 1978 pela Albiceleste e com passagens de sucesso por Valencia, Rosário Central e River Plate. O jogador portenho faz 66 anos hoje, e as camisas das equipes pelas quais Kempes passou você encontra aqui no Alambrado.

Ele começou a carreira no Instituto de Córdoba, ajudando o time a voltar para a Primeira Divisão em 1972. O bom desempenho de Kempes na equipe chamou a atenção do Rosário Central, que contratou o atacante em 1974.

Pelo Central, fez parte do time vice-campeão argentino de 74 e foi semifinalista da Libertadores em 75, quando a equipe auriazul foi eliminada para o Independiente. Como jogador do Rosário, Kempes foi convocado para a disputa da Copa do Mundo de 74, competição em que a Argentina foi eliminada no quadrangular semifinal em um grupo com Holanda, Brasil e Alemanha Oriental.

Em 1976, o atacante foi para o Valencia, equipe onde foi artilheiro de La Liga, campeão da Copa do Rei e da Recopa Europeia. Em 1978, Kempes foi campeão do mundo pela seleção argentina. O atacante foi o artilheiro da Copa, com 6 gols, e marcou duas vezes na decisão do torneio, contra a Holanda.

O jogador voltou para atuar no futebol de seu país em 1981, quando se transferiu para o River Plate. Na equipe de Buenos Aires, Kempes venceu o Campeonato Argentino e marcou o gol do título na final contra o Ferro Carril Oeste.

O atacante voltou para o Valencia em 1982, ano em que disputou o Mundial na Espanha, mas o jogador não conseguiu mais desempenhar o mesmo futebol dos anos anteriores. Passou por Hércules, First Vienna e Saint Pöllen, ambas equipes austríacas, até terminar a carreira no futebol da Indonésia, pelo Pelita Jaya.

Qual gol de Kempes que você mais lembra? Aproveite e confira aqui no Alambrado as camisas dos times em que o atacante jogou.